Seja muito bem vindo(a)!!!

Um cantinho que é meu, seu, enfim um cantinho que é nosso.
São tantos os que em silêncio esperam por um punhado de compaixão, por uma mâo cheia de justiça.. E um coraçâo cheio de amor.

Não perca estas promoções

terça-feira, 17 de maio de 2011

Vaticano divulga procedimentos para combater pedofilia na Igreja



O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (16) uma série de procedimentos para combater os abusos cometidos por padres. Uma carta foi distribuída a bispos do mundo todo.



A pedofilia não é só um delito canônico, mas um crime que afeta toda a sociedade, e os bispos terão que cooperar com as autoridades civis.


A carta orienta os bispos a não se calarem diante de atos de abuso sexual. Não apenas aqueles praticados por padres, mas também pelos leigos que trabalham em instituições religiosas.


E ainda traz uma cobrança: é preciso mais atenção na hora de selecionar candidatos ao clero e expulsar imediatamente os que possam vir a abusar dos fiéis.


O documento da congregação para a doutrina da fé também recomenda às conferencias episcopais que as vítimas de violência sexual sejam ouvidas e assistidas espiritualmente. O texto vai servir de base para as novas leis da Igreja, que serão formuladas até 2012.

As regras foram apresentadas à imprensa pelo porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

A Igreja Católica também decidiu equiparar à pedofilia os abusos contra pessoas com problemas mentais. Regras iguais passam a valer para ambos.


As novas normas prevêm "prodecimentos acelerados" para tratar os casos mais urgentes e graves, permitindo a designação de leigos para integrar os tribunais eclesiásticos.


As normas aparecem depois de uma série de escândalos de abusos sexuais envolvendo o clero em várias partes do mundo.


Contudo, elas não citar a obrigatoriedade de as autoridades eclesiásticas locais entregarem às autoridades civis os suspeitos de abuso -o que era uma das principais demandas dos grupos que defendem vítimas da pedofilia.


Mulheres sacerdotes


O documento também reafirma a posição da Igreja Católica contrária à ordenação de mulheres sacerdotes.


Qualquer tentativa de ordenar uma mulher constitui um delito grave contra a fé.
Fonte G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário