Seja muito bem vindo(a)!!!

Um cantinho que é meu, seu, enfim um cantinho que é nosso.
São tantos os que em silêncio esperam por um punhado de compaixão, por uma mâo cheia de justiça.. E um coraçâo cheio de amor.

Não perca estas promoções

sábado, 16 de abril de 2011

Timidez

Timidez: PROJEÇÃO e REVERSÃO - UM PROCESSO ILUSÓRIO!

Dizem que os tímidos na verdade não tem complexo de inferioridade, e sim de superioridade, pois acham-se muito importantes e não se dão ao dieito de cometer erros ou ousar. Na verdade não concordo muito com isso, pois acredito é que os tímidos tem na verdade um senso crítico muito forte e distorcido que projeta e depois reverte em si próprio, pelo simples fato de acreditar que todos vêem as coisas ao seu mesmo modo.




A isto, chamo isto de PROJEÇÃO e REVERSÃO! É como um espelho perverso!




ENTENDA: Quero dizer que todo tímido por ser muito crítico e por acreditar que os outros também o são (a isto chamo de PROJETAR sua forma de pensar nos outros), ele, o tímido, acha que será também criticado e sofre por achar que esta crítica dos outros existe sobre ele (a isto chamo REVERTER para si o que se projeta nos outros).



A ILUSÃO é esta: O tímido sofre por um processo mental NÃO REAL, ou seja, a PROJEÇÃO e REVERSÃO de sua própria crítica (o espelho é uma excelente metáfora)! Se os outros fossem tão críticos como os timídos, aí sua percepção seria “REAL”, mas via de regra os outros não o são. Por isso o processo mental da timidez se resume neste processo ILSÓRIO e PERVERSO. Vovó já sabia disso, mas INTUITIVAMENTE. É preciso entender para se libertar! Mas nem sempre fácil!




Leve em conta esta possibilidade da próxima vez que se sentir "paralizado" pelo preocesso da timidez.

3 comentários: